Avançar para o conteúdo principal

Diário de viagem #rumo a Madrid dia 3/4 - Toledo

Toledo é a antiga capital da Espanha, repleta de tesouros e com muita história para contar, era uma terra pacífica que abrigava em harmonia Judeus, Católicos e Muçulmanos e que apesar de ter sido conquistada pelos Reis Católicos durante a reconquista, ainda carrega muitos traços arquitetónicos com influencia do seu passado multi-religioso.
É sem dúvida uma das cidades medievais mais bonitas e encantadoras de toda a Europa.
Toledo fica a meros 72 Km de Madrid, perfeito para uma escapadela, é a típica cidade medieval situada no cimo da montanha e rodeada por muralhas, pontes e rio, neste caso específico o Rio Tejo, confesso que Toledo foi mesmo a minha cidade preferida, talvez por chegar lá ao entardecer e ver toda a arquitetura com influências árabes e góticas sob os últimos raios de sol do dia, foi, sem dúvida, uma oportunidade para criar momentos únicos, em que muitos deles ficaram registados em memória e em fotos.
Mal cheguei a Toledo fui logo para o Hotel Eurostars Toledo, aproveitar a piscina para refrescar o corpo, descansar um pouquito, recarregar baterias, e partir á descoberta da cidade (farei outro post só sobre o Hotel e o porquê da escolha).
Ao chegar ao centro de Toledo, antes de passar pelo portão,  vi escadas rolantes, pareciam ser muitas e confesso que estranhei, mas usufrui delas, logo percebi que fazia sentido estas lá estarem, uma forma mais rápida e cómoda de chegar ao cimo de Toledo, sempre observando a cidade.
Visitei os monumentos principais, a cábula estava feita e o trajeto delineado, este trabalho de casa ajuda quando temos o tempo contado porque sabemos ao que vamos e o que não queremos mesmo perder, embora ao depararmo-nos com os edifícios e monumentos a sensação seja de descoberta, admiração e grandiosidade, lembro-me bem de pensar e valorizar quem desenhou, projetou e construiu tudo aquilo que estava perante os meus olhos, sem recursos, sem conhecimento mas com uma capacidade, uma visão, e uma inteligência única!
Gostei de praticamente de tudo o que vi, mas não posso deixar de destacar o Alcázar  e a Catedral de Toledo.
Mas melhor do que todo este blá blá blá é memso deixar-vos com as imagens!
Espero que gostem e que o bichinho de lá ir fique bem “atiçado”.






Catedral de Toledo

A Catedral de Toledo é o ponto central da cidade, e, ao redor dela, existem inúmeras ruas estreitas e charmosas, repletas de lojas que vendem desde antiguidades a produtos locais. A catedral foi construída no século I por São Eugênio, e depois passou pelas mãos dos muçulmanos durante a invasão árabe, quando foi transformada em uma mesquita, sendo finalmente retornada aos cristãos e reconstruída na arquitetura gótica que vemos hoje em dia.




Alcázar
O Palácio de Alcázar foi construído por volta do século III pelos romanos e posteriormente reconstruido pelos cristãos. O seu tamanho (e sua localização privilegiada no topo da parte mais alta de Toledo) são realmente impressionantes. 








Olha o Rio Tejo!





























Curiosidades

- Além de história e religião, Toledo é também conhecida por ter abrigado o artista El Greco, que apesar de Grego, é um dos grandes nomes da arte espanhola. Foi em Toledo que El Greco iniciou a sua carreira de pintor retratista e conquistou a fama.


- Toledo é um mini labirinto, tanta rua e ruela, compridas e estreitas mas sempre carregadas de achados arquitetónicos.

Espero que tenham gostado!

Beijocas,
Sandra 

Comentários

  1. É tão bom viajar e conhecer lugares novos! Não conheço Toledo mas gostava, a nivel arquitectónico é lindíssimo!
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Obrigada todos os dias…

Diz -se que hoje é o dia do Obrigado! Não sou muito de agradecer, mas faço-o na hora certa e com toda a sinceridade e sentimento! Hoje, quero-te agradecer especialmente: ü Pelo bem que me fazes ao coração; ü Por acreditares em mim; ü Por me ajudares a vencer; ü Por me dares a mão; ü Por me dizeres a verdade, mesmo quando não a quero ouvir, porque custa e às vezes magoa tanto! ü Por nunca me deixares cair… e quando acontece és tu quem me dá a mão para me levantar; ü Por aquele abraço, que faz com que tudo fique bem; ü Pelos rodopios; ü Pelas comidinhas maravilhosas que fazes, que para além de me alimentarem, alimentam principalmente o coração e a alma; ü Por me ajudares a crescer; ü Por não duvidares do meu valor, mesmo quando eu não acredito que sou capaz, tu acreditas e fazes com que me foque no essencial; ü Por trazeres paz ao meu coração; ü Por me ouvires sem pressa… eu sei que tenho umas lindas cordas vocais, mas também sei qu...

1 dia 1 foto #21- parte 2

Hoje é dia da "Onda Rosa" da Liga Portuguesa contra o Cancro, esta “Onda” pretende i ncentivar a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama , o Quiosque da Vila organizou um evento fantástico em parceria com a Fitness Absoluto, onde pretendia criar o maior "Laço Humano" no Nordeste!  O evento foi um verdadeiro sucesso para além do Laço Humano, existiu a oportunidade de participarmos numa aula de Zumba! A verdade é que não tive assim muita paciência para trocar de roupa, então aproveitei a “base”, (calças e blusa) e apenas troquei os sapatos, camisa, mala e cordão, et voilá outro look, confortável e na minha opinião, a mais importante, casual e giro!   Não se esqueçam que prevenir é tratar! E por favor não se esqueçam que prevenir é tratar! Beijocas, Sandra

0brigada 2023!

Estamos a poucas horas de acabar 2023 gosto de parar para pensar e rever tudo o que aconteceu no meu ano, os erros, as conquistas, os momentos bons e os menos bons… se foi exatamente como eu queria obviamente que não! Teve coisas que não correram bem outras que superaram as expectativas e renovaram as esperanças! Em 2023 aprendi tanta coisa, sobre mim, sobre outras pessoas, sobre confiar, sobre o que realmente importa, sobre o que necessito, sobre o que é real, sobre o amor.  Sofri, aprendi, cai, conquistei e vivi muito. Guardo memórias inesquecíveis, desafios que me fizeram crescer e quedas que me magoaram, mas das quais me levantei!  Sonhei muito surpreendi e acreditei. Acima de tudo,percebi que a felicidade é um caminho da minha responsabilidade.  2023 foi um bom ano, mas muito intenso! Senti-me exausta na maioria dos dias e é algo que não quero levar para o próximo ano em 2024 vou parar mais, planear melhor, gerir o meu tempo meticulosamente, cuidar mais de mim e dar ...