Avançar para o conteúdo principal

Feira Quinhentista Ribeira Grande

Um guarda-roupa com mais de 200 trajes, tasquinhas de comes e bebes e artesanato e mais de sete mil canecas em barro recriarm na Ribeira Grande um ambiente Quinhentista,que se iniciou ontem.
Nunca tinha tido oportunidade de ir, o que só é de lamentar porque foi fantástico, estava lá todo o espirito do quinhentismo ,se é que se pode dizer isso assim, estava tudo decorado e vestido a rigor, e os figurantes que faziam a animação de rua tinham o cuidado de falar como na época!
Achei girissimo dois senhores a tentar regatear o preço de uma prima minha para ela ir ser a escrava deles porque iam nums caravela e necessitavam de alguém para cozinhr e manter o convéns limpo... muito engraçado mesmo.

“Será como entrar numa espécie de máquina do tempo e viver ao pormenor as vivências daquela época”, disse o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em declarações à agência Lusa, este ano o tema era “Entre Mouros e Cristãos”.
"A Feira Quinhentista foi realizada pela primeira vez em 2007 para assinalar os 500 anos do concelho e tinha uma periodicidade bianual, enquadrada nas comemorações da atribuição pelo rei D. Manuel I da Carta de Foral que elevou o lugar da Ribeira Grande à categoria de vila.
Alexandre Gaudêncio adiantou que o guarda-roupa inclui mais de duas centenas de trajes, alusivos às três classes sociais quinhentistas – povo, nobreza e clero.
"Muitos trajes já fazem parte do património da autarquia" e são “sempre confecionados por costureiras do concelho”, acrescentou, explicando que este ano foram melhorados ao nível dos ornamentos.
Este ano, a feira contará com uma "reformulação de espaços", devido a obras de requalificação no centro histórico. Assim, o evento será "direcionado este ano para a zona de Santo André, junto às piscinas municipais", segundo o autarca.
A feira tem assegurado artesanato típico da época, patente em 21 barraquinhas, além de 15 tasquinhas de comes e bebes “com regulamento próprio" para comercialização dos pratos típicos da época”. A autarquia adquiriu ainda mais de sete mil canecas em barro.
Durante os três dias do evento, os visitantes vão também encontrar atividades relacionadas com a época, como torneios a cavalo ou animação de rua com jograis, malabaristas, danças e alguns animais exóticos.
Alexandre Gaudêncio frisou que tem existido o cuidado de envolver a comunidade no evento, desde associações e organizações locais a grupos de teatro e comerciantes, e garantiu que foi possível "reduzir consideravelmente os custos" da Feira Quinhentista, cujo valor não adiantou.
"Qualquer investimento feito neste tipo e evento terá sempre um retorno para o concelho, porque movimenta muita gente e temos tido também o contacto de muitos emigrantes que contactaram a autarquia durante este ano para saber quando era organizada a feira para organizarem as suas férias", disse, perspetivando um grande número de visitantes à Ribeira durante no fim de semana do evento.
A organização da Feira Quinhentista é da Câmara Municipal da Ribeira Grande (ilha de São Miguel, nos Açores), através da divisão cultural." Texto retirado do jornal Açoriano Oriental
Eu gostei muito de tudo, principalmente da interação e das explicações que nos davam sobre diversos objetos que lá se encontravam como foi o caso da empresa Encadeados, que para além de explicar tudo muito bem, ainda deu a oportunidade de experimentar mos alguns objetos.
Resta me desejar muitos parabéns à organização e que venham mais iniciativas deste género.
Para quem ainda não teve oportunidade de visitar esta feira tem ainda até domingo dia 3!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Obrigada todos os dias…

Diz -se que hoje é o dia do Obrigado! Não sou muito de agradecer, mas faço-o na hora certa e com toda a sinceridade e sentimento! Hoje, quero-te agradecer especialmente: ü Pelo bem que me fazes ao coração; ü Por acreditares em mim; ü Por me ajudares a vencer; ü Por me dares a mão; ü Por me dizeres a verdade, mesmo quando não a quero ouvir, porque custa e às vezes magoa tanto! ü Por nunca me deixares cair… e quando acontece és tu quem me dá a mão para me levantar; ü Por aquele abraço, que faz com que tudo fique bem; ü Pelos rodopios; ü Pelas comidinhas maravilhosas que fazes, que para além de me alimentarem, alimentam principalmente o coração e a alma; ü Por me ajudares a crescer; ü Por não duvidares do meu valor, mesmo quando eu não acredito que sou capaz, tu acreditas e fazes com que me foque no essencial; ü Por trazeres paz ao meu coração; ü Por me ouvires sem pressa… eu sei que tenho umas lindas cordas vocais, mas também sei qu...

1 dia 1 foto #21- parte 2

Hoje é dia da "Onda Rosa" da Liga Portuguesa contra o Cancro, esta “Onda” pretende i ncentivar a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama , o Quiosque da Vila organizou um evento fantástico em parceria com a Fitness Absoluto, onde pretendia criar o maior "Laço Humano" no Nordeste!  O evento foi um verdadeiro sucesso para além do Laço Humano, existiu a oportunidade de participarmos numa aula de Zumba! A verdade é que não tive assim muita paciência para trocar de roupa, então aproveitei a “base”, (calças e blusa) e apenas troquei os sapatos, camisa, mala e cordão, et voilá outro look, confortável e na minha opinião, a mais importante, casual e giro!   Não se esqueçam que prevenir é tratar! E por favor não se esqueçam que prevenir é tratar! Beijocas, Sandra

0brigada 2023!

Estamos a poucas horas de acabar 2023 gosto de parar para pensar e rever tudo o que aconteceu no meu ano, os erros, as conquistas, os momentos bons e os menos bons… se foi exatamente como eu queria obviamente que não! Teve coisas que não correram bem outras que superaram as expectativas e renovaram as esperanças! Em 2023 aprendi tanta coisa, sobre mim, sobre outras pessoas, sobre confiar, sobre o que realmente importa, sobre o que necessito, sobre o que é real, sobre o amor.  Sofri, aprendi, cai, conquistei e vivi muito. Guardo memórias inesquecíveis, desafios que me fizeram crescer e quedas que me magoaram, mas das quais me levantei!  Sonhei muito surpreendi e acreditei. Acima de tudo,percebi que a felicidade é um caminho da minha responsabilidade.  2023 foi um bom ano, mas muito intenso! Senti-me exausta na maioria dos dias e é algo que não quero levar para o próximo ano em 2024 vou parar mais, planear melhor, gerir o meu tempo meticulosamente, cuidar mais de mim e dar ...