Avançar para o conteúdo principal

Cinco lições duríssimas!




Crescer, significa na maioria das vezes, termos de lidar com ideias que não são nada agradáveis, acho que as primeiras grandes revelações/deceções que sofremos são os NÃOS que ouvimos, o descobrir que não somos os melhores, que não somos sempre nós a ganhar, descobrir que os nossos pais não são super heróis e que a vida nem sempre é justa.
Nós, enquanto pais, desempenhamos uma tarefa fundamental na vida dos nossos tesouros, a nossa obrigação é estarmos lá para eles durante todo o processo de aprendizagem, ou seja durante toda a vida.
Há dias li um artigo muito engraçado da Catarina Fonseca, que dava dicas para as nossas crianças conseguirem sobreviver à infância, acreditem o meu pensamento foi automático, na minha infância os meus pais não necessitaram de dicas, de ler ou estudar, para me educarem, a mim e aos meus irmãos.
 Reconheço, que hoje em dia, criar e educar uma criança não é tarefa fácil, por isso mesmo acho importante e em tom de alerta, falar nestas cinco lições, que os nossos tesouros precisam de ter, de forma a sobreviverem na sociedade em que vivemos.

1-      NEM SEMPRE PODEMOS GANHAR

Eles aprendem isto bem cedinho, como estão inseridos em tantas atividades extra curriculares, começam a perceber e a ficar frustrados por não terem atingido o primeiro lugar, a nossa missão enquanto pais, é simplesmente deixá-los passar por esse sentimento, deixá-los expressar as emoções e depois ajudá-los a descobrir o que podemos fazer para ultrapassar a dificuldade, em vez de nos focarmos exclusivamente no problema.
Atenção expressar emoções excluiu murros e pontapés nas coisas, nunca admitir tal coisa!

2-      A VIDA NEM SEMPRE É JUSTA 

   Quase todos os dias digo que Dona Ninocas, com tanta justiça, ainda irá acabar sentada no cadeirão central do tribunal a decretar sentenças, acho que não existe um único dia em que ela não diga a seguinte frase : " Mãe tu achas justo ..." , ela ainda não acabou a frase e eu já sei que as coisas não correram bem como ela queria, e lá vem um argumento potente... a quem será que ela saiu🤣. Sempre que acontece uma questão de justiça cá em casa eu não corto logo a sentença, pelo contrário, vejo uma excelente oportunidade para ela expor o seu ponto de vista e desabafar, fico ali como advogada da inquisição a fazer imensas perguntas, quando dou por mim ela está mais calma, serena em paz, apesar de muitas vezes ainda inconformada, e eu feliz porque estabelecemos diálogo e ficamos um bocado a conversar.

3-      OS PAIS NÃO SÃO PERFEITOS 

Tentámos mas não conseguimos porque ninguém é perfeito, por isso quando falhamos com uma promessa ou compromisso,  ou se estamos num daqueles dias em que ficámos fora de nós,  a solução é pedir desculpa, podemos odiar ter de o fazer, mas acreditem ao pedir-mos desculpa, os nossos filhos vão respeitar- nos ainda mais.  
Nunca nos devemos esquecer de que, se nós queremos ser um modelo de comportamento para eles, temos de dar o exemplo e estar preparados para a possibilidade de eles não aceitarem o nosso pedido de desculpas.
Um pedido de desculpas não é só dizer "desculpa" e acabou, é perguntar "podes desculpar-me?" E ficar à espera da resposta.

4-      OS PROFESSORES NEM SEMPRE SÃO MODELOS PARA A VIDA

Tal como  nós pais, os professores podem também desiludir, mais uma vez temos de escutar os nossos filhos, aprofundar a questão e ver a veracidade dos factos.
Aqui o importante é mesmo resolver a situação, mas atenção, resolver a situação por eles não funciona porque não lhes mostra que têm a capacidade de decidir e resolver os problemas das suas vidas.

5-      SOU TÃO MAU EM DETERMINADO DESPORTO

Talvez a melhor solução seja mesmo não insistir, não nascemos todos com as mesmas aptidões.
Às vezes focamo-nos em superar aquilo que fazemos mal,  nós não nascemos todos com as mesmas aptidões, temos de descobrir a nossa e focar-nos nela!

Vamos deixar as nossas crianças acreditarem em tudo o que não existe durante o máximo de tempo possível, é tão bom acreditar no Pai Natal, que as fadas existem, que o mundo é um lugar maravilhoso de se viver e que todas as pessoas são boas.
Eles vão ter tempo de descobrir a realidade ao seu ritmo!

Beijocas,
Sandra

Comentários

  1. 5 lições excelentes! Concordo com tudo que escreveste.
    Adorei :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que escreveste. São lições que os pequenos desde cedo aprendem

    ResponderEliminar
  3. Excelente post! Concordo com tudo :D

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Excelentes lições. Concordo plenamente com todas.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. "OS PROFESSORES NEM SEMPRE SÃO MODELOS PARA A VIDA" como eu concordo com isso... Não sou pai e ainda deve demorar para que tal aconteça. Mas compreendo o que dizes e na maioria concordo também! :)

    ResponderEliminar
  6. Lições preciosas! :D
    Beijinhos

    http://theincompletediary.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com a 5!! Eu sempre fui péssima em desportos colectivos e os meus pais sempre insistiram nisso :/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

0brigada 2023!

Estamos a poucas horas de acabar 2023 gosto de parar para pensar e rever tudo o que aconteceu no meu ano, os erros, as conquistas, os momentos bons e os menos bons… se foi exatamente como eu queria obviamente que não! Teve coisas que não correram bem outras que superaram as expectativas e renovaram as esperanças! Em 2023 aprendi tanta coisa, sobre mim, sobre outras pessoas, sobre confiar, sobre o que realmente importa, sobre o que necessito, sobre o que é real, sobre o amor.  Sofri, aprendi, cai, conquistei e vivi muito. Guardo memórias inesquecíveis, desafios que me fizeram crescer e quedas que me magoaram, mas das quais me levantei!  Sonhei muito surpreendi e acreditei. Acima de tudo,percebi que a felicidade é um caminho da minha responsabilidade.  2023 foi um bom ano, mas muito intenso! Senti-me exausta na maioria dos dias e é algo que não quero levar para o próximo ano em 2024 vou parar mais, planear melhor, gerir o meu tempo meticulosamente, cuidar mais de mim e dar ...

Obrigada todos os dias…

Diz -se que hoje é o dia do Obrigado! Não sou muito de agradecer, mas faço-o na hora certa e com toda a sinceridade e sentimento! Hoje, quero-te agradecer especialmente: ü Pelo bem que me fazes ao coração; ü Por acreditares em mim; ü Por me ajudares a vencer; ü Por me dares a mão; ü Por me dizeres a verdade, mesmo quando não a quero ouvir, porque custa e às vezes magoa tanto! ü Por nunca me deixares cair… e quando acontece és tu quem me dá a mão para me levantar; ü Por aquele abraço, que faz com que tudo fique bem; ü Pelos rodopios; ü Pelas comidinhas maravilhosas que fazes, que para além de me alimentarem, alimentam principalmente o coração e a alma; ü Por me ajudares a crescer; ü Por não duvidares do meu valor, mesmo quando eu não acredito que sou capaz, tu acreditas e fazes com que me foque no essencial; ü Por trazeres paz ao meu coração; ü Por me ouvires sem pressa… eu sei que tenho umas lindas cordas vocais, mas também sei qu...

Panda e os Caricas

A fla era longa e nós supostamente chegamos cedo quase 1.30h antes... animação não faltava... ... ansiosas pelo espetáculo mal sabíamos nós....  muita gente mesmo djs  :)  já não sentia os ombros...  as crianças para poderem ver tinham que estar ao colo dos pais, ao meu lado muitas choravam porque nao conseguiam ver... A dança do Pinguim  Depois de sentadas a coisa até correu bem...  Sou uma taça, uma chaleira, uma colher, um colherão .......  olha um panda piquinino lol esta surpresa  foi mesmo muito boa!  Adeus Panda e Caricas! O que posso dizer sobre o espectáculo... A Ninocas adorou, eu passei me dos carretes porque antes de entrar quem quer que fosse naquele palco deveriam ter pedido ás pessoas para se senta...