Avançar para o conteúdo principal

Carta de uma mãe a uma filha

Quando li este texto fiquei fascinada e não podia estar mais de acordo com ele.
Espero que possam tirar um tempinho e lê lo.
Claro que o dedico á minha filha e a todas as mães! 

"Filha, se puderes, fica. Fica neste país que é tão lindo. Fica, mas também podes ir, podes ir para onde queiras ir. Podes viajar, conhecer o mundo, mas antes de mais conhece-te a ti própria. Não viajes para tirar fotografias a viajar, viaja sim para dentro de ti, conhece-te através do mundo, das pessoas e dos lugares.

Filha, se puderes, fica. Fica, mas desliga a televisão. Quando puderes liga-a, mas liga-a apenas para veres a rtp2, não, desliga, desliga porque até aí, a cultura desapareceu. Se puderes, nunca vejas um telejornal, porque aí as pessoas vivem de emoções, porque aos veres o telejornal, não vais ser feliz, vais apenas viver as emoções dos outros, e não vais puder mudar o mundo. Se puderes, vai antes para a horta e aprende com os mais velhos o que eles melhor sabem fazer nesta terra onde cresceste, aprende a cultivar o que vais levar para a tua mesa. Aprende a viver os dias em ritmo com a natureza, com a lua e com o sol. Aprende a ser feliz e a mudar o teu próprio mundo. Vive apenas a tua vida e nunca a vida dos outros. Se puderes lê muitos livros. Nos livros cabe toda a sabedoria do mundo. E escolhe aqueles que te façam mais feliz e que ensinam que a chuva e os dias cinzentos também fazem falta.

Filha, se puderes, vê o sol nascer todos os dias e se puderes chega sempre cedo a casa, cuida dos teus e sê feliz com eles, não procures na rua a aprovação dos outros. Se puderes, vai ao teatro, ao cinema, aprende uma arte qualquer e, se puderes, partilha-a com os outros. 

Se puderes, sê feliz, não esperes que o teu país te faça feliz. A felicidade não está num lugar, a felicidade parte de ti em direção ao lugar onde estás. Podes procurar todos os lugares e, em todos eles, irás encontrar alegria e tristeza. Tu és quem terá de escolher com qual das duas queres viver. Mas se puderes viaja, se puderes fica. O nosso país é tão lindo, nele vais conhecer pessoas maravilhosas, paisagens fabulosas, tradições que valem a pena. Se puderes não te envergonhes do país que tens. Mas, se puderes, procura a verdadeira cultura que existe nas pessoas mais simples. Procura dançar as danças de roda, procura cantar as modas alentejanas, procura viver as tradições dos lugares onde vives. Nunca te envergonhes a dançar. Dança sempre como se toda a gente estivesse a olhar para ti e fá-los dançar contigo.

Filha, se puderes, fica. Os teus pais ficaram e escolheram uma forma mais simples de viver. Vivem sem luxos, vivem mais do amor do que do dinheiro e são felizes. A verdade é que fazem aquilo que os faz mais feliz e vivem sem pressas e com os sonhos nos braços. Vivem como se o agora fosse o mais importante. Mas filha, se puderes, vai, vai e procura o conforto, ele poderá fazer-te feliz, mas nunca te fará tão feliz quanto o amor. 

A verdade é que poucas pessoas entenderão o que os teus pais querem dizer, mas filha, se puderes, procura-te, vai bem dentro de ti e percebe todas as mágoas que porventura te deixámos. Trá-las todas cá para fora e deita-as ao mar ou à terra, nunca ao vento. Chora sempre que tiveres de chorar e ri em voz alta para toda a gente rir contigo. "

retirado http://naminhamercearia.blogspot.pt/2014/02/carta-uma-filha-que-vai-fazer-3-anos.html

Beijinhos,
Sandra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Obrigada todos os dias…

Diz -se que hoje é o dia do Obrigado! Não sou muito de agradecer, mas faço-o na hora certa e com toda a sinceridade e sentimento! Hoje, quero-te agradecer especialmente: ü Pelo bem que me fazes ao coração; ü Por acreditares em mim; ü Por me ajudares a vencer; ü Por me dares a mão; ü Por me dizeres a verdade, mesmo quando não a quero ouvir, porque custa e às vezes magoa tanto! ü Por nunca me deixares cair… e quando acontece és tu quem me dá a mão para me levantar; ü Por aquele abraço, que faz com que tudo fique bem; ü Pelos rodopios; ü Pelas comidinhas maravilhosas que fazes, que para além de me alimentarem, alimentam principalmente o coração e a alma; ü Por me ajudares a crescer; ü Por não duvidares do meu valor, mesmo quando eu não acredito que sou capaz, tu acreditas e fazes com que me foque no essencial; ü Por trazeres paz ao meu coração; ü Por me ouvires sem pressa… eu sei que tenho umas lindas cordas vocais, mas também sei qu...

1 dia 1 foto #21- parte 2

Hoje é dia da "Onda Rosa" da Liga Portuguesa contra o Cancro, esta “Onda” pretende i ncentivar a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama , o Quiosque da Vila organizou um evento fantástico em parceria com a Fitness Absoluto, onde pretendia criar o maior "Laço Humano" no Nordeste!  O evento foi um verdadeiro sucesso para além do Laço Humano, existiu a oportunidade de participarmos numa aula de Zumba! A verdade é que não tive assim muita paciência para trocar de roupa, então aproveitei a “base”, (calças e blusa) e apenas troquei os sapatos, camisa, mala e cordão, et voilá outro look, confortável e na minha opinião, a mais importante, casual e giro!   Não se esqueçam que prevenir é tratar! E por favor não se esqueçam que prevenir é tratar! Beijocas, Sandra

0brigada 2023!

Estamos a poucas horas de acabar 2023 gosto de parar para pensar e rever tudo o que aconteceu no meu ano, os erros, as conquistas, os momentos bons e os menos bons… se foi exatamente como eu queria obviamente que não! Teve coisas que não correram bem outras que superaram as expectativas e renovaram as esperanças! Em 2023 aprendi tanta coisa, sobre mim, sobre outras pessoas, sobre confiar, sobre o que realmente importa, sobre o que necessito, sobre o que é real, sobre o amor.  Sofri, aprendi, cai, conquistei e vivi muito. Guardo memórias inesquecíveis, desafios que me fizeram crescer e quedas que me magoaram, mas das quais me levantei!  Sonhei muito surpreendi e acreditei. Acima de tudo,percebi que a felicidade é um caminho da minha responsabilidade.  2023 foi um bom ano, mas muito intenso! Senti-me exausta na maioria dos dias e é algo que não quero levar para o próximo ano em 2024 vou parar mais, planear melhor, gerir o meu tempo meticulosamente, cuidar mais de mim e dar ...