terça-feira, 3 de junho de 2014

Apanhei um escaldão!?!

Escaldão - o que fazer? (7 dicas caseiras)

Com os primeiros dias de praia, chegam também os primeiros escaldões do ano. O ideal é sempre EVITÁ-LOS mas, caso tenha apanhado um, deverá agir, de imediato, evitando pânicos ou mazelas maiores.


Se o escaldão for grave, e tiver uma pele especialmente reactiva, pode e deve ponderar consultar um médico e pedir aconselhamento específico!

Se não for o caso, pode e deve proceder à aplicação de cremes adequados, especialmente untuosos e hidratantes, que possam nutrir eficazmente a pele.
Pode também recorrer à aplicação de máscaras e truques caseiros que, dependendo do grau de gravidade da queimadura, podem ser mais ou menos eficazes.
Para ajudar, aqui ficam alguns desses truques caseiros (alguns dos quais já publicados em posts antigos, de anos anteriores), que podem ajudar a acalmar a sua pele, fazendo-a regenerar mais rapidamente:

1. Folhas de aloe vera (ou babosa, como também é conhecida) - devem ser cortadas em dois, de modo a revelar a seiva que têm dentro de si. Depois, é só aplicar a folha, com a parte da seiva, sobre a pele. E reaplicar sempre que necessário.
As folhas podem guardar-se no frigorífico, para conservarem melhor, e tornar a seiva mais fresca e mais agradável ainda de aplicar sobre a pele.

2. Iogurte natural - para além de arrefecer a pele e de a acalmar, o iogurte ajuda a restabelecer o pH da epiderme. Deve ser colocado sobre a zona da pele agredida pelo sol e lá ser deixado, até secar. Depois, é só retirar com água morna e colocar um creme hidratante.

3. Uma máscara feita à base de morango triturado alivia e ajuda também a regenerar a pele. Deve ser colocada a atuar durante cerca de 5 minutos. Se quiser potenciar a acção dos mesmos, junte-lhe iogurte natural.

4. Tire partido do poder nutritivo do abacate, triturando metade de um e juntando-lhemel. Misture tudo bem e coloque sobre a pele, durante cerca de 15 minutos.

5. O leite gordo também é uma boa solução para acalmar a pele, regenerando-a. Para tirar partido das suas propriedades, o ideal é embeber uma gaze ou um pedaço de pano limpo e depois colocar sobre a pele afectada.

6. Triture meio copo de aveia, até que esta se transforme num pó. Depois misture o preparado com uma colher de mel e leite q.b., de forma a transformar o preparado numa pasta, não demasiado líquida. Aplique sobre a pele e deixe atuar durante cerca de 15 minutos.

7. O ácido tânico, presente no chá preto, ajuda a restaurar a pele do corpo. Para tirar todo o benefício do mesmo, faça uma infusão com 3 saquetas de chá preto e com algumas folhas de menta. Depois, deixe arrefecer muito bem e aplique a infusão sobre a pele, com a ajuda de compressas ou de algodão. Pode manter a mistura no frigorífico, para a conservar melhor e para, fria, ser ainda mais agradável de colocar sobre a pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário