segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Quanto pesa um copo de água?

A história que vos vou contar pode ser o maior cliché. Mas há um motivo por trás de tudo o que se torna cliché : ou é a realidade repetida mil vezes ou é uma coisa que faz um sentido tremendo.


Ao ler esta história revi-me na analogia e acredito que isso acontecerá também convosco. 

Num congresso de psicologia em que o stress estava a ser debatido um psicólogo pergunta à plateia quanto pesa o copo que segura no braço esticado. 

A maioria das pessoas pensou na teoria do copo meio cheio / meio vazio mas o psicólogo insistiu para que avançassem com um peso. Na plateia as pessoas iam supondo : 350 gramas, 200 gramas, 375 gramas. 

Até que o psicólogo respondeu : o peso do copo irá sempre depender do tempo que o estiver a segurar nesta posição. Inicialmente o copo terá um peso suportável... mas com o passar do tempo o seu peso - ou o esforço para o segurar - será maior. O peso real do copo será - evidentemente - sempre o mesmo. Mas o que representa para quem o segura irá ser variável. 

É o mesmo com os problemas ou as situações do dia-a-dia. Quanto mais arrastarmos as nossas preocupações, quanto mais tempo deixarmos passar sem resolver um problema mais peso ele terá na nossa vida. 

Tenho um defeito meio complicado : uma necessidade extrema de falar sobre as coisas que me preocupam. Sobre as coisas que me desagradam. Consigo guardar as coisas para mim durante pouco tempo. Naturalmente que a vida trata de nos contradizer... e ultimamente por uma questão de razoabilidade tenho aprendido que nem sempre posso extravasar as minhas emoções. O que sinto? Que muitas vezes os assuntos me consomem mais do que seria suposto.

O que é que concluo ? Que se não der para pousar o copo na mesa... mais vale deixá-lo cair. Se partir.. partiu! Lol

Beijocas,
Sandra

1 comentário:

  1. verdade! se bem que eu queria mesmo era saber quanto pesa realmente um copo de água =P

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar