quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ilhéu de Vila Franca

É um pequeno paraíso dentro de um maior que é São Miguel, para mim o ilhéu é uma força bruta da natureza, quando estamos lá afastamo-nos de tudo e ficamos isolados de tudo e de todos os nossos problemas nem chegam a entrar para o barco, só deixamos entrar e fazer a travessia as coisas boas.
Domingo foi dia de ir visitar o ilhéu, este ano ainda não tinha lá estado, foi um dia maravilhoso e tive a sorte de ao regressar o comandante do barco que faz a travessia ter dado a volta ao ilhéu gosto sempre desta parte, mas nem sempre é possível faze-la.
O ilhéu está classificado como Reserva Natural, tem as paredes da sua cratera revestidas por uma vegetação endémica, enquanto no seu interior existe uma piscina natural com uma forma quase perfeitamente circular, que comunica com o mar por uma estreita passagem. Esta abertura é designada por Boquete.
As suas águas cristalinas e a pequena, mas encantadora praia  (só fica descoberta quando a maré está vazia), são excelentes para a prática de natação e mergulho.
Enquanto estamos á espera do barquinho ainda temos a possibilidade de ver bem de perto algumas espécies de peixinhos, que vêm fazer as delícias de quem por ali passa.
É sem dúvida um lugar a visitar e revisitar pelo menos anualmente, para quem ainda não foi domingo dia 15 é o ultimo dia que o podem fazer!




















Piquenique dos bons!






Os peixinhos a lutar pelo pão! ;)









A preparar para passar por entre os "rochedos"



Passamos sem problemas nenhuns! 




Onde está a bandeira Açoreana??? 


Até para o ano...

Beijinhos,
Sandra

1 comentário:

  1. Nunca vi a maré tao alta no ilhéu da Vila.
    Dizem que o nível do mar subiu 6cm, começo a acreditar nisso.

    António Braga

    ResponderEliminar