segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As 10 regras básicas para uma Dieta Saudável!


                     
Quando tomamos a decisão de passar a comer melhor ou fazer uma dieta de emagrecimento, existem princípios básicos que são fundamentais para o sucesso dessa mudança! Não vale a pena tomar ampolas, chás, comprimidos, batidos e um sem número de produtos aliciantes que existem no mercado se não houver uma mudança de hábitos! Por vezes estas pequenas, mas tão importantes alterações, ajudam, por si só, a perder algum peso.

Nunca esquecer que a actividade física é fundamental para um corpo e mente sãos!

Acredito muito na EDUCAÇÃO ALIMENTAR e como dietista, acredito que seja o único caminho viável para atingir o equilíbrio a longo prazo. Manter o peso
saudável, ganhar auto-estima e evitar doenças como a obesidade, a diabetes, a hipertensão e o colesterol são os principais objectivos...e a isto chamamos ganhar SAÚDE!
                    

As 12 regras básicas...

1 - Tomar sempre o pequeno-almoço. É a refeição mais importante do dia! É a quebra do jejum nocturno e a ingestão de energia necessária para começar um novo dia!

2 - Não ficar mais do que 3 horas em jejum e para isso fazer refeições pequenase frequentes: pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Se a tarde for muito longa, ainda podemos fazer um 2o lanche mais leve. Assim evitamos as "grandes fomes" na refeição que se segue!

3 - Comer pelo menos 3 a 5 peças de fruta diariamente. Se quer emagrecer, deve ficar pelas 3.

4 - Iniciar o almoço e o jantar sempre com sopa de legumes. A sopa é rica em fibra, vitaminas e minerais. Além dos benefícios que traz para a saúde, ajuda a
saciar e a comer menos quantidade do 2o prato.

5 - Acompanhar sempre as refeições com legumes e saladas. Ao comermos estes produtos horticolas, vamos conseguir uma ingestão mais controlada dos hidratos de carbono (massa, pão, arroz, batatas...) conseguindo diminuir a sua ingestão.

6 - Alternar a carne com o peixe... e preferir sempre o peixe à carne. Ingerir peixes gordos pelo menos 2 vezes por semana, pois são ricos em ómega 3!

7 - Preferir o azeite para temperar e cozinhar. Mas não abusar! Afinal, apesar de ser a gordura de excelência e de ser mais saudável, não deixa de ser uma
gordura!

8 - Se ingere leite e derivados, prefira os magros: queijo fresco e requeijão, leite magro, iogurtes magros...

9 - Preferir produtos integrais e evitar os refinados (...por exemplo, preferir o pão integral ao pão branco).

10 - Evitar os fritos, os folhados, as refeições pré-cozinhadas e industriais. Normalmente são ricas em sal, gorduras e aditivos pouco saudáveis para a saúde.

11 - Beba pelo menos 1,5L de água por dia e evite sumos e refrigerantes por serem muito ricos em açucares.

12 - Nunca ir às compras com fome. Quando estamos com fome, direccionamos as nossas escolhas para os piores alimentos: bolachas, batatas fritas, doces
e salgados, snacks... A luta deve começar logo no supermercado! Se resistir à compra de alimentos calóricos, já não vai tê-los disponíveis em casa!

À procura de um milagre? Não há! Mas há força de vontade! Vamos mudar para melhor?
Eu vou tentar! 


Beijinhos,
Sandra

Sem comentários:

Enviar um comentário