segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto Verão #4

Esta semana, continuamos com o Projeto Verão, e vamos falar da importância do chá verde e de todos os benefícios (ou, pelo menos, dos principais, já que a lista é extensa e daria para vários posts) que ele nos pode trazer!
Esta bebida milenar (há registos da mesma ainda antes de Cristo) que tem a sua origem na Ásia, é ligeiramente estimulante (por conter teína), e provem das folhas da Camellia sinensis. É o tratamento das folhas desta planta que distingue o chá verde do chá preto.

Assim, e no caso do chá verde (que é o que nos interessa abordar), as folhas vão para a secagem após a colheita, sendo apenas passadas pelo calor e não fermentando (pelo que não ficam tão escuras nem tão concentradas quanto as folhas do chá verde).
 
E que benefícios tem este chá? 
Muitos, mas aqui ficam alguns...

1. É bom para a pele. Isto porque é rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

2. Acredita-se ser anti-cancerígeno. Como é rico em bioflavonóides e catequinas (substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores) a sua ingestão ajuda a inibir o desenvolvimento das células cancerígenas.

3. A sua ingestão ajuda a reduzir o mau colesterol.

4. Ajuda a manter a forma - já que a sua ingestão acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.

5. O chá verde ajuda também a prevenir cáries. Como tem capacidade para destruir bactérias, essa ação também se verifica ao nível da placa bacteriana.



Não convém, porém, abusar no seu consumo - como o chá verde tem teína, é estimulante e se for ingerido à noite poderá provocar-lhe insónias. E prefira chá verde em folha, em vez das saquetas, por ser mais natural (aproveite e consuma o nacional - sabia que as únicas produções de chá industriais da Europa são nos Açores ah pois é mesmo aqui ao lado do concelho do Nordeste, mais concretamente na Gorreana.
Beijinhos,
Sandra

Sem comentários:

Enviar um comentário