segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Verão #2


O
 Projeto Verão não pára por aqui, e, hoje, vamos falar de détox - um dos temas quentes do momento, sobre o qual muita gente fala, embora nem todos saibam exatamente o que significa.




Détox vem da palavra "desintoxicar" e é comummente usado para designar dietas ou regimes alimentares que visam eliminar toxinas do organismo, de modo a que ele possa funcionar melhor.
As suas vantagens são evidentes: melhoria do sistema imunitário, mais energia e maior concentração, perda de peso, actividade intestinal regular, uma pele mais limpa e melhores digestões.
Hoje em dia, já existem restaurantes, roteiros de spa e "programas détox", à base de alimentos e sumos, que podem ajudar a que esta tarefa se processe de forma agradável e sem que tenha que passar fome. Mas existem igualmente algumas dicas que, se forem adotadas, podem ajudar a que, com pequenas mudanças alimentares, consiga estabelecer o seu próprio programa détox. Aqui ficam algumas:
 
1. Estabeleça um período de tempo para pôr em prática o seu plano détox. Três dias, por exemplo, para começar - numa altura livre de jantaradas, festas de aniversário ou lanches com amigas, para evitar cair em tentações.
2. Durante o período de tempo estabelecido, tente banir da sua dieta açúcares refinados, comida processada, gorduras, tabaco, café, sal, álcool e carne.
3. Ingira muita água e infusões (1 litro e meio, no mínimo), e privilegie o consumo de frutas, legumes e ervas aromáticas, preferencialmente de origem biológica.
4. Comece o dia com um copo de água morna com um pouco de sumo de limão.
5. Coma sopa ao almoço e ao jantar, preparada por si. Misture vários legumes e tente não colocar sal. Para dar um pouco mais de sabor, opte por colocar ervas aromáticas ao seu gosto, que combinem com os legumes escolhidos.
6. Prepare sumos naturais, que pode beber ao pequeno-almoço ou ao jantar, a seguir à sopa ou a acompanhá-la. Experimente juntar kiwi, abacaxi, folhas de espinafre, banana e uma maça. Junte água e umas folhas de hortelã, triturando tudo. Depois é só beber.
7. Auxilie o organismo na eliminação das toxinas através de drenagens linfáticas, sauna e exercício físico. Ingerir tisanas quentes, que a façam transpirar, também poderá ajudar.

Beijinhos,
Sandra

Sem comentários:

Enviar um comentário