sábado, 22 de março de 2014

Sandra a Apicultora




Hoje fui ajudar o meu avô nas abelhas, ele já não tem idade para o fazer sozinho e hoje era dia de ir ver como as colmeias estavam, ver se era necessário mudar algum quadro ou mesmo colocar mais quadros, isto porque mês que vem como é escuro será a altura ideal para tirar o mel!
Muni me de armas e bagagens até levei garrafa de água, pois eu sei mesmo estúpida como é que ia beber a água, mas lá fui equipada a rigor mais ele tratar das nossas queridas abelhinhas.





Enquanto estávamos a preparar todo o material (numa terra ao lado onde estavam as colmeias) já comecei a ponderar a minha decisão de ir ajudar isto porque eu estava a ver que estávamos a ser cercados de abelhas, eu bem que alertava o meu avô mas este continuava sem o equipamento calmo e sereno a dizer que era normal que elas vinham ao cheiro da cera. Mas em menos de 5 minutos ele mudou de opinião e começou a dizer que aquilo já não era normal e que provavelmente era um enxame que tinha fugido...
Ok calma, vamos mas é preparar já o fumigador e sair daqui para perto das colmeias.
Tenho que vos contar que o fato e o fumigador foram mesmo os meus melhores amigos e que não levei ferrada nenhuma, o que significa que para o mês que vem vou novamente ajudar mas desta vez a tirar o mel UPI!
Lá fomos nos para o apiário do meu avô fazer a revisão que consiste em verificar se há excedente de mel para colheita, se a rainha está fértil se não há formigas nem traças e se existe cera em quantidade suficiente.
Correu tudo muito bem as abelhinhas estavam saudáveis e vi que andavam aplicadas no seu serviço porque para o mês que vem vai haver muito mel para tirar.
Após tudo isto lá nos viemos embora para aquela outra terra onde tem o material toda da apicultura, cá fora estava tudo calmo umas abelhinhas mas nada de especial comparado com o que já tinha havido, quando entramos para dentre da casa deparamos nos com um "cacho" de abelhas, eu nunca tinha visto uma coisa daqueles ne o meu avô. 
E agora o que fazemos??? como retiramos aquelas abelhas fugitivas dali???
Eu muito idiota tive uma ideia e porque é que não colocamos uma colmeia junto delas, vamos buscar um quadro com mel e rezamos para elas irem lá para dentro...
Foi o que fizemos o resultado ainda não sei mas provavelmente amanha saberemos, caso elas não entrem na colmeia e continuem na parede será um problema... 
Mas melhor mesmo que todas estas palavras são as fotos! Sim é que apesar de estar rodeada de abelhas lá ia tirando as luvas para tirar fotos para vocês e principalmente os mais novos como a minha Ninocas, que sabem que o mel é das abelhas mas não faz ideia como ele chega ao frasco.
Próximo mês já mostro essa parte.
Por agora espero que gostem das fotos!
Se alguém perceber algo de apicultura por favor partilhe informação! 




 Estão a ver! Eu não exagerei era mesmo um enxame, por pouco não nos atacavam!!!






 Aqui o meu avô já estava de fatinho vestido!

E eu não parava de fazer fumo lol
Mulher prevenida vale par duas!



Vamos lá tratar das colmeias!








 Parece me que as nossas amigas abelhas são mesmo trabalhadoras!







O cenário quando voltamos...


Uma abelha branquinha :)

 A solução que improvisamos será que vai dar certo??? 
Logo veremos!
 Beijinhos,
Sandra






1 comentário:

  1. Amiga não percebo nada de apicultura :) mas o que é certo é que quero um frasco deste maravilhoso mel no próximo mês ;)

    ResponderEliminar