quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dia das amigas!


 Calcula-se que esta tradição tenha cerca de 100 anos. Nas várias freguesias de cada ilha dos Açores as pessoas reuniam-se às quintas-feiras, conhecidas como noites de serões, para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações das domingas (Espirito Santo).
 Durante a noite eram declamadas poesias e cantigas que exaltavam a amizade. 
Com o passar dos anos, a tradição manteve-se, mas o objetivo evoluiu ao sabor das vontades e a acompanhar os novos tempos.

As quatro quintas-feiras, antes do carnaval, são dedicadas a um encontro diferente e diferenciado, os açorianos dedicam estes quatro dias a festejos muito particulares. Festejos estes, que começam com os amigos, passam para as amigas, seguem com os compadres e terminam nas comadres.
As quintas-feiras festivas iniciam-se com o Dia de Amigos  (foi comemorado na passada quinta-feira).
Dita a tradição que, a primeira quinta-feira, das quatro que antecedem o Carnaval está guardada para um bom “serão” entre homens.
Um amigo convida outro amigo, que traz mais um e outro ainda. Um grupo junta-se a outro e por vezes os grupos ficam tão alargados que se juntam pessoas que nem se conhecem. Jantam, bebem, divertem-se.
                            

Hoje cabe às mulheres “vingarem-se” dos homens. 
No Dia das Amigas, os homens ficam em casa e as mulheres saem para jantar – por vezes mascaradas com fantasias de Carnaval - para festejar o valor da amizade de forma alegre diferente. (eu nunca me fantasiei e no meu grupo nunca vi ninguém fantasiado, mas em ponta delgada muitas mulheres aderem á fantasia talvéz aproveitem apra se transformar em quem gostariam de ser lol) 
Em meios de maior abertura e descontração, o jantar é muitas vezes acompanhado por demonstrações de acessórios e brinquedos eróticos, objetos estes que surgem entre muitos risos e gargalhadas (esses objetos geralmente não falham existem em abundansia e as vitimas sao sempre as mulheres que não se dão tanto á graça lol, já estão a imaginar ficam vermelhas que só visto).
 Após uma bela refeição e muita risada, alguns grupos vão até aos bares, em que por vezes, é possível encontrar shows de strip (não acho piada nenhuma mas enfim á quem ache)  e onde o álcool ajuda a esconder a vergonha. Homens, nesta noite só os stripers.
Com mais ou menos "picante", são noites muito alegres e descontraídas, onde se firmam as amizades antigas e outras se constroem. Se existe algum senão é no dia seguinte, onde algumas participantes poderão "sofrer de dor de cabeça".

Os dias dos compadres e das comadres não têm tanta adesão. Normalmente, são festejados em família sem tanta algazarra.
Hoje é ainda dia de telefonar, mandar mensagens, emails.

Tudo em homenagem à Amizade.
PS- Hoje também é o dia da policia toda sair á rua para as famosas operações de  stop eu como nao bebo e sou sempre a condutora tenho todos os anos a honra de participar nestas operações inclusive um ano fui perseguida por numa rotunda nao ter dado pisca e o mais engraçado o carro  da patrulha que vinha atrás também nao deu....

Beijinhos,
Sandra

Sem comentários:

Enviar um comentário