quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia 1 de Maio



Hoje o dia tem um duplo significado o primeiro e mais óbvio é o Dia do trabalhador e o segundo é dia dos Maios saírem à rua.




Sabemos o significado de muitos feriados, eu acho que este feriado é realmente importante, por isso aqui vos deixo a história de como e o porquê deste feriado ter surgido.
O 1º de maio – Dia Mundial do Trabalho – foi criado em 1889, por um Congresso Socialista, realizado em Paris, em homenagem à greve geral que aconteceu em 1 de maio de 1886, em Chicago.
Milhares de trabalhadores foram para as ruas protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeadas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. 
A repressão foi violenta: houve prisões, feridos e até mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória aos mártires de Chicago e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, o primeiro dia de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. 

Os Maios que saíram á rua aqui no Nordeste não foram muitos, mas estavam muito engraçados aqui vos deixo alguns dos que já vi! Mas claro vou procurar mas um cadinho. 


Maio da CATL da Vila do Nordeste



Maio da Casa do Trabalho Vila de Nordeste



 Maio do Jardim de Infância Alegria - Vila de Nordeste (Escolinha da Ninocas)





 Maio da ATL da Associação Sol Nascente - Salga 



Tentei saber a origem da tradição dos Maios e o que me foi contado foi o seguinte passo a citar:

 "Por esta altura era altura das favas e para as crianças não as comerem, porque antigamente havia muita miséria  metiam medo com os Maios,que estes comiam as crianças."

Outra teoria:

"Como os dias já eram mais longos e para se levantarem cedo diziam levantem se cedo senão o Maio entra te pelo rabo e vais ficar desmazelada/o o resto do ano."

Outro dito antigo 

No primeiro de maio se chovesse a fruta teria bicho o resto do ano. 

Eu adoro estas histórias e ditos antigos por isso peço a quem souber mais algum por favor partilhe! 

Sem comentários:

Enviar um comentário